CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

20.1.07

Preconceitos

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jacto de água fria nos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancada.
Passado algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, sendo rapidamente retirado pelos outros, que o encheram de pancada. Depois de algumas porradas, o novo membro do grupo já não subia mais a escada.

Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato.
Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o facto. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles por que batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui...

Moral da História: É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.

Einstein

6 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida! O preconceito existe em todos nós, mesmo naqueles que dizem não ser preconceituosos! Se calhar é inato, aos homens e aos animais…

Anónimo disse...

Nc tinha pensado bem nos preconceitos nem o q era isso, em certas situações fazia o q os outros faziam e ponto final...até ao dia em q os senti na pele e digo-vos q, muitas vezes, as pessoas "metem o nariz onde nao são chamadas", por vezes p tentar ajudar, mas acabam por ser cruéis...=(

Margarida disse...

sim é verdade. o preconceito existe sempre em qualquer parte d nós!

Anónimo disse...

já conhecia... e é tão verdade!

Catharina disse...

Os macacos deixaram-se levar por aquilo que os rodeava...mas eles estavam a ser testados...mas eles são irracionais (ainda que não totalmente)...
Nós,Homem,vivemos do que vimos viver...somos crueis porque há quem seja. Uma coisa me pergunto...porque é que não seguimos os exemplos dos que fazem bem ?


Gostei muito do blogue.

Frédéric disse...

brutal:D