CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

19.4.07

Dor de cabeça

"Em cada uma das duas portas de uma cela encontra-se um guarda. Apenas uma das portas conduz à liberdade e foi dada ao prisioneiro a possibilidade de abrir uma delas podendo assim evadir-se. Se, no entanto, escolher a porta errada ficará indefinidamente na prisão. O prisioneiro pode fazer uma e apenas uma questão a um dos guardas e sabe que um deles diz sempre a verdade e o outro mente sempre, sem no entanto saber qual deles diz a verdade."

Qual a questão que deverá fazer? Ou qual é que voçês fariam?!

7 comentários:

Conguitos disse...

Ai que questão dificil. Não faço ideia. Acho que perguntaria o que poderia encontrar do outro lado. E depois avaliaria. Mas é uma questão muito complicada.

Paulo disse...

Ainda é muito cedo para pensar... mas vou dedicar-me à questão...

Anónimo disse...

Q dor de cabeça! lol! olha n sei...aqui há sempre 50% de hipotese de perguntar ao guarda certo ou nao, portanto na altura deixava-me levar pelo sexto sentido...a pergunta teria a ver c qq pista q me desse a conhecer a porta certa para basar dali! bjo

Barras disse...

Imaginemos que na mesma prisão havia um recluso chamado Justino a quem não tinham dado esta hipótese.
Eu perguntaria: "Se eu passar por esta porta e o Justino pela outra, como ficaríamos depois de as passar?"
Sabendo que o segurança que diz sempre a verdade diria sempre que o Justino ficava preso e que o segurança que diz a mentira diria sempre que o Justino ficava livre, saberia se tinha perguntado ao segurança verdadeiro ou ao mentiroso, e depois consoante a minha conclusão já sabia se tinha de passar pela outra porta ou pela mesma que sugeri ao segurança.

Não sei se isto é batota, mas por agora, não me lembrei de mais nada...lol

Anónimo disse...

Bem isto é dificil, pork sabendo que os guardas são mentirosos e fazem tudo por dinheiro, pork n comprar os dois guardas, amboas iam dizer a verdade. mas é dificil porque se um diz a verdade esse por ventura ia ser genenroso e n ia aceitar a verdade, mas o que mente esse sim aceitaria o dinheiro e ia mentir para termos que pagar de novo. por isso esta questão remetenos ao kt a vida é dificil

Anónimo disse...

Eu perguntaria: "Se eu perguntar ao teu colega qual é a porta certa, qual é a porta que ele me indica?"

Se eu estiver a falar com o guarda que diz a verdade, ele vai-me indicar a porta errada, que seria a que o seu colega me indicaria.
Caso perguntasse ao guarda mentiroso, ele indicar-me-ia a porta errada também, porque iria mentir em relação à porta que o seu colega indicaria.

Anónimo disse...

Sabendo a porta errada, descubro por exclusão de partes qual é a porta que me dá liberdade.